domingo, 21 de março de 2010

Bacalhau, à Fidalgo Neto


"I'm back", que em português quer dizer, "pensavam que se livravam de mim!"...

Como todos os meses tenho que fazer um prato de bacalhau; por vontade própria, ao domingo. Decidi então recorrer ao meu dia-a-dia e a minha imaginação fértil para a elaboração deste prato.
Poderia entretanto, disponibilizar muito do meu tempo para argumentar o nome deste prato, mas basta ficarem com uma genérico superficial deste requinte.

Bacalhau:
Oooh, esse belo nome...até já lhe sinto o "cheiro"...iiiii...e o sabor?...com a fome que ando...uuhhm...por mim comia todos os dias...
Fidalgo:
Quem é que nunca teve um momento fidalgo? Hoje em dia o que mais há, são fidalgos...
Neto:
Todos nós já fomos netos, mas só alguns ficam em Neto, "forever". Fica uma questão no ar: como pode um Neto chegar a avô? E já agora, quem será o sabujo que não desfia o bacalhau ao Neto?

Ingredientes para um casal vulgar, ou então, uma pessoa com o meu apetite:
1 posta de 500g de bacalhau, (desfiada para um fidalgo e preferencialmente do lombo)
70g de pimentos, laminado
350g de couve branca, laminada
300g de ervilhas
1 cebola média, às rodelas
Pimenta preta q.b
Azeite q.b

Preparação:
Insira o azeite, a cebola, o pimento e o bacalhau desfiado na frigideira e leve ao lume, sensivelmente durante 1 minuto, de modo a que o bacalhau apure o gosto do azeite. De seguida, adicione a couve e as ervilhas, moendo sobre as mesmas, pimenta preta. Vá salteando e volte a adicionar pimenta preta. Após 10 minutos desligue o lume.

Sirva-se...
Alimente-se...
Deixe a pior parte para o fim... aquela de lavar a loiça... e ficar com agua na boca de quem soube a pouco, para saciar 78kg e 1,80m de altura.
Apesar de esta quantidade ser equivalente a 3 pratos idênticos ao da foto ilustrada... soube a pouco.
Resta-me saber: quando voltarei a repetir este requinte?

Talvez um dia...
Com muito afecto...
Certamente em companhia...
De um "Bacalhau, à Fidalgo Neto".

Sem comentários:

Enviar um comentário